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Sala de Projeção
Textos

abre bem os olhos e os ouvidos (you must remember this)

por Jorge Mourinha · 2 de Junho, 2020
sala do cinema Monumental

take 1

não sei que idade tenho, sei que não tinha ainda começado a primária, sei que o meu pai me levou a uma sessão da noite para ver um filme do Charlie Brown e do Snoopy; tenho ideia de uma cena, Charlie Brown e Peppermint Patty numa montanha russa; sobretudo, tenho ideia da sala, o Estúdio, que corria ao longo da fachada do Império, no topo do edifício, um estúdio muito comprido ao qual se acedia por elevador; à saída, o meu pai sai primeiro da fila mas eu estou a olhar para o ecrã, ainda, e sigo para as traseiras mas ele chama-me, a saída é pela frente, por outro elevador junto ao ecrã; anos mais tarde, dir-me-á que toda a gente no cinema se ria com os meus pronunciamentos perante os acontecimentos do filme mais do que com o filme

take 2

não sei que idade tenho, tenho muito menos ideia do que de Charlie Brown, mas lembro-me de estar sentado com o meu pai numa matiné com pouca gente, no balcão do Eden, a ver os Aristogatos da Disney, então nas versões ainda dobradas em brasileiro (já eu era adulto quando finalmente começaram a estrear versões originais); não me recordo de mais nada, mas lembro-me do filme, e lembro-me também das outras Disneyadas dos meus anos tenros, vistas quase todas, quase sempre, no Tivoli ou no Alvalade

take 3

o Império era o cinema de eleição do meu pai, ficava a duas estações de metro de nossa casa (se descêssemos até ao Intendente, uma questão de cinco-dez minutos, estávamos no Roxy, “reconversão” do Lys em sala de estreia; a meio caminho do Império ficava o Pathé, ex-Imperial) e era onde, naquela altura, havia estreias de peso e sessões em 70 mm; foi lá que os Encontros Imediatos de Spielberg estrearam, lembro-me das estações de metro estarem cheias de cartazes do filme, e foi lá também que o vi numa sessão da noite onde, coisa rara nunca vista, já só havia bilhetes para o segundo balcão, mesmo com o filme já há semanas largas em exibição; lembro-me de ter chegado a casa e desatado a chorar, não porque o filme me tivesse assustado ou preocupado por aí além, mas porque o Roy Neary de Richard Dreyfuss se ia embora, talvez para não mais voltar, e eu não percebia porque é que ele tinha de ir; ao longo dos anos, Spielberg fartou-se de me fazer chorar (às vezes até de raiva) mas dizem que nos lembramos sempre da primeira vez

take 4

na altura, eu não sabia ainda que Battlestar Galactica era uma série de televisão cujo piloto tinha sido remontado para estrear no cinema fora dos EUA; mas eu e o meu pai gostávamos de ficção científica (ao contrário da minha mãe) e era a primeira vez que eu ia ver um filme em Sensurround, o “pré-THX” da Universal, que tinha sido instalado no Tivoli; e lembro-me de ter, a dada altura, talvez no intervalo?, pedido ao meu pai para nos irmos embora, porque tinha medo, estávamos sentados muito atrás na plateia, muito perto de uma das colunas que tinha sido montada nos camarotes de canto; o meu pai disse que não e dei-lhe razão depois do filme acabar; e lembro-me também de, quando fomos ver uma reposição de West Side Story ao Monumental, quando o ecrã abria e abria e abria, e os traços da paisagem nova-iorquina começavam a aparecer sobre fundo colorido com a abertura orquestral, o meu pai me ter dito: agora, abre bem os ouvidos e os olhos, porque o que tu vais ver não tem igual.

podia-me ter dito tudo isso noutro filme qualquer, mas fê-lo nos anos 1970, no Monumental, com West Side Story.

tenho saudades de ir ao cinema como ia quando era miúdo.

cortes e sobras no chão da sala de montagem (estreias, reposições, flashes)

ABCine, 007 Operação Relâmpago; AC Santos, Feliz Natal, Mr. Lawrence; Alvalade, A Invenção Diabólica; Apolo 70, Os Contos de Beatrix Potter; Ávila, Império do Sol; Avis, A Moreninha; Berna, Bem-Vindo Mr. Chance; Caleidoscópio, Uma Ilha no Tecto do Mundo; Castil, Uma História Simples; Cinebloco, Silvestre; Cine Estúdio 222, O Último Abraço; City Cine, A Lojinha dos Horrores; Condes, O Expresso de Chicago; Eden, O Abismo Negro; Estúdio, A Última Tentação de Cristo; Estúdio 444, The Gumball Rally; Fonte Nova, Robin Hood – Heróis em Collants; Gemini, Earth Girls Are Easy / Absolutamente Loucos; Império, A Honra do Regimento; Londres, A Casa do Lago; Monumental, Tron; Mundial, Os Salteadores da Arca Perdida; Nimas, La Boum / A Primeira Festa; Odeon, Tintin e o Lago dos Tubarões; Pathé, Os 12 Trabalhos de Astérix; Politeama, As Aventuras de Pinóquio; Quarteto, A Mulher que Viveu Duas Vezes; Quinteto, Blade Runner – Perigo Iminente; Roma, Vagabundos Selvagens; Roxy, Bobby; São Jorge, Manhattan;Satélite, O Meu Criado Sexta-Feira; 7ª Arte, Silverado; Star, Uns… e os Outros; Tivoli, As Aventuras de Bernardo e Bianca; Vox, A Golpada; Zodíaco, Graças a Deus É Sexta-Feira


Jorge Mourinha

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